• Edineuza Braz



Os Tipos de Depressão são vários e difícil de diagnosticar porque surgem como resposta a situaçoes difíceis como traumas e estresses.


- Como já vimos em posts da semana passada a depressão altera o humor, o sono, faz mudanças cognitivas, psicomotoras e vegetativas.


- Vou colocar aqui alguns tipos de Depressões e peço aos leitores buscarem a descrição detalhada de cada tipo/forma de depressão para ampliar seu conhecimento dessa doença que mata milhões de pessoas por falta de conhecimento.


- Hoje a Melancolia e a Tristeza profunda já está sendo considerada um início de depressão que precisa além de Psicoterapia , correção nos níveis do hormônio do cortisol (hormônio do estresse).


- Aqui vai uma pequena lista de Tipos de Depressão diagnosticada pelos Psiquiatras: Depressão Pós-parto, Depressão Reativa, Depressão Atípica, Depressão Psicótica, Depressão Afetivo Sazonal, Depressão Clássica, Depressão Bipolar, Depressão Pós-trauma, Depressão Episódica (Natal e Ano Novo), Depressão por esgotamento profissional e outras...


- A Depressão tem seus níveis de gravidade: leve, moderada e grave.

Em cada nível de gravidade há formas específicas

de entendimento para um tratamento medicamentoso e psicoterapeutico adequado!

__

Psicóloga Edineuza Braz

CRP 02/4779

WhatsApp

81-860093.79

#depressaomata

#depressãoécoisaséria

#depressãotemcurasim




A DEPRESSÃO é uma doença complexa e que envolvem muitos fatores como vimos nessas últimas cinco postagens preciosas sobre Depressão!


- A depressão é um sintoma de desconexão consigo mesmo. A pessoa precisa se reencontrar, se reestruturar, se conhecer e fortalecer suas forças internas.


- Os profissionais que são importantes estarem em parceria para cuidar das pessoas com DEPRESSÃO são os médicos Psiquiatras, para cuidar da medicação e o Psicólogo Clínico, para cuidar das emoções na psicoterapia individual, ajudando o cliente a explorar as raízes e as razões da sua depressão, e a parti daí, encontrar os caminhos para uma vida saudável.


- Acredito ser impossível um tratamento eficaz e efetivo sem a intervenção do trabalho de um “ótimo” Psiquiatra e de um “ótimo” Psicólogo Clínico.

E esse “ótimo” está na experiência prática e de estudos do profissional aliada aos bons resultados que o cliente vai dando, ao longo do tratamento.


- Dependendo do grau da depressão (leve, moderada, grave, crônica) o tempo de tratamento é diferente, além das respostas das medicações no organismo de cada pessoa que é única!


- Existem outros profissionais que seus trabalhos ajudam como complemento terapêutico, quando o cliente pode adicionar no tratamento são os profissionais: da Yoga, de atividade física personalizada,

musicoterapia, arteterapia, acupuntura, nutricionista, esportes coletivos, corrida, ciclismo e outros.


- O tratamento de um pessoa com depressão não é rápido como muitos pensam, as vezes 2/4 anos no mínimo são necessários para ajustar 20/30 anos de vida sem vida!

__

Psicóloga Edineuza Braz

CRP 02/4779

WhatsApp

81-98600.9379

#psicoterapiaecompsicologo

#psiquiatraepsicóloga

#profissionaisdasaudemental



A prática diária da Meditação ajuda o deprimido a afastar os pensamentos negativos e com o tempo a pessoa é capaz de vê as coisas sobre outros pontos de vista. Meditar limpa a mente!


- Trabalhar com exercícios físicos ou de relaxamento que ativem e expandam a respiração. Respirar é vida e o depressivo tende a prender sua respiração sem perceber.


- Se permitir ser flexível e fazer algumas mudanças na sua rotina estressante.


- Ser mais gentil consigo e com os outros, ao seu redor.


- Procurar fazer atividades em grupo para sair do isolamento familiar e social. Sair da solidão é muito difícil quando se está com depressão.

A motivação de familiares e amigos para essa tarefa é fundamental.


- Evitar ficar o dia todo escravo da tecnologia, das mídias sociais!


- Dar limite no tempo que fica na internet. À internet ajuda a aumentar a depressão.


- Procure soltar suas emoções, se tiver triste, chore!

Evite segurar o choro porque ele ajuda a aliviar o stress por meio das lacrimas.


- Lê é um ótimo hábito para afastar os problemas dos depressivo. Pode até ser leitura sobre Depressão, se for para ajudar a se fortalecer!


- Caso ainda não esteja com condições de realizar nenhuma dessas práticas procure o Grupo de Apoio Psicoeducacional CVV - Centro de Valorização da Vida. Telefone 141.

No CVV você vai sempre encontrar alguém para te dar um apoio psicológico!

__

Psicóloga Edineuza Braz

CRP 02/4779

WhatsApp 81-98600.9379

#depressaotemtratamento

#depressãotemcura


1
2